A psicoterapia pode ser a chave para uma vida mais saudável e equilibrada. Você merece esse cuidado!
A tristeza e a angústia são duas experiências emocionais distintas, embora ambas sejam comuns e naturais no ser humano.
A tristeza geralmente é mais pontual e relacionada a um objeto ou evento específico. Sua duração pode ser mais breve, embora às vezes possamos nos sentir tristes sem compreender exatamente o motivo, pois esse pode estar no âmbito inconsciente. Apesar da tristeza, muitas vezes conseguimos lidar com outras áreas da vida sem sermos profundamente afetados; por exemplo, conseguimos trabalhar, nos relacionar e realizar tarefas cotidianas mesmo estando tristes.
Por outro lado, a angústia é um sentimento que causa um desconforto maior e pode levar a mudanças de humor, inseguranças, mal-estar e até tristeza. Pode até mesmo nos incapacitar para realizar atividades diárias devido à sua intensidade. A angústia também pode surgir de situações que ainda não ocorreram, mas que nos remetem ao passado, agindo como um sinal de alerta para o futuro. Isso faz com que coisas cotidianas pareçam ameaçadoras e desproporcionais ao risco real, sendo sentidas de forma intensa, opressora e incapacitante.
Embora a tristeza não necessariamente se transforme em angústia, é possível que questões que nos entristecem também despertem outros conflitos que são percebidos como angústia. Ambos os sentimentos são inerentes ao ser humano e, muitas vezes, são difíceis de distinguir separadamente.
A intensidade dessas emoções é o que define sua qualidade de vida. Sentir tristeza ou angústia em determinados momentos é normal e até necessário, mas se esses sentimentos persistirem em grande intensidade, pode ser um sinal de que algo não está bem em nossa vida e que é hora de buscar ajuda profissional.
Quando se trata de questões emocionais, é importante lembrar que não precisamos enfrentar nossas dificuldades sozinhos. Procurar a ajuda de um profissional pode ser o primeiro passo em direção ao bem-estar emocional e ao crescimento pessoal.
Portanto, não hesite em buscar ajuda de um profissional de saúde mental qualificado.
Por Psicólogo Ricardo Augusto Nunes - CRP 06/142680
A psicoterapia pode ser a chave para uma vida mais saudável e equilibrada. Você merece esse cuidado!
Ricardo Augusto Nunes - CRP 06/142680
Psicólogo Clínico e Pós-graduando em Teoria Psicanalítica.
Seja bem-vindo(a)! Eu sou Ricardo Augusto Nunes, psicólogo clínico com mais de seis anos de experiência dedicados ao estudo, compreensão e cuidado dos conflitos da mente humana. Meu trabalho envolve uma abordagem cuidadosa e empática, lidando com uma variedade de questões, desde conflitos amorosos e familiares até compulsões, ansiedades, dificuldades de relacionamento e inseguranças.
Durante este tempo atuando como psicólogo de orientação psicanalítica, me dedico a acolher as emoções dos meus pacientes em suas dores, dificuldades ou alegrias, auxiliando-os no reconhecimento de seus conflitos internos, sempre respeitando a individualidade de cada ser humano.
Você não precisa enfrentar suas dificuldades emocionais sozinho(a). Procure a ajuda de um profissional qualificado e dê o primeiro passo em direção ao bem-estar emocional e ao crescimento pessoal.